Pensar em avaliações psicológicas somente para adultos é um erro comum.
O que poucas pessoas sabem é que um psicólogo capacitado pode aplicar uma avaliação também em crianças.
Para entender melhor esse assunto, vamos começar explicando o que é uma avaliação neuropsicológica.
Avaliação neuropsicológica é um conjunto de exames e testes aplicados pelo profissional e seu principal objetivo é investigar se o paciente apresenta algum distúrbio. Essa avaliação leva em consideração a forma com que o cérebro da pessoa atua e suas capacidades de socialização, cognitiva e emocional. Portanto, uma avaliação neuropsicológica relaciona as atividades do sistema nervoso ao funcionamento psicológico.
Trazendo isso para o universo infantil, a avaliação neuropsicológica infantil é feita para avaliar o modo com que a criança está desenvolvendo suas habilidades e a forma com que ela processa as informações que recebe.
Através dessa avaliação, o psicólogo consegue mapear alterações do neurodesenvolvimento e funcionamento intelectual. Além disso ele pode traçar planos terapêuticos com uma equipe multidisciplinar (fonoaudiólogos, psiquiatras, pediatras, etc.).
As indicações para avaliações infantis podem ser diversas, como por exemplo:
- Dificuldade em se concentrar
- Agressividade
- Transtornos Alimentares
- Dificuldades na socialização
Outro ponto importante é que na avaliação neuropsicológica infantil, é possível identificar e intervir precocemente em transtornos, como por exemplo o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Por isso a avaliação neuropsicológica infantil é tão importante e delicada, pois trata-se de uma investigação profunda que leva em consideração histórico familiar, o contexto que o paciente está inserido e exige do profissional técnicas de raciocínio clínico avançadas.
Através dela, conseguimos identificar e auxiliar a criança, para que no futuro, ela tenha uma excelente qualidade de vida.